sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A ESCRAVIDÃO NO BRASIL EM FOTOS REAIS INÉDITAS

ENTREVISTA COM EL Sr JOSÉ VASCONCELOS CALDERÓN

Monterrey - México
por Fermín Téllez



 
En Monterrey en marzo de 1946 el Lic. José Vasconcelos Calderón visitó la ciudad de Monterrey para dictar una conferencia en el ITESM (Tec de Monterrey).

LIVRO – História e Cinema Sertão e Redenção em Deus e o Diabo na Terra do Sol

Esta obra insere-se num campo de pesquisa historiográfica que articula a relação entre Cinema, Memória e História. O autor se inspira em alguns aspectos da filosofia da História de Walter Benjamin para analisar, no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, escrito e dirigido por Glauber Rocha, rememorações de passados oprimidos, associados a diferentes tempos históricos da sociedade brasileira do final dos anos 50 e início da década de 60. Toma o filme como alegoria para nele perscrutar também os sentidos de sertão e algumas identidades sociais ali evidenciadas, a partir do modo como o cineasta se apropria, encena e interpreta as diferentes memórias dos sujeitos constitutivos daquele cenário histórico-cultural.

¡¡Abrete libro !!: Las fábulas de albión, un nuevo sello editorial de...

¡¡Abrete libro !!: Las fábulas de albión, un nuevo sello editorial de...: Expectación y curiosidad. No es para menos. No todos los días nace un nuevo sello editorial. El escenario era perfecto, el Auditorio de...

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Quem mandou nascer mulher?: Quem mandou nascer mulher?

Quem mandou nascer mulher?: Quem mandou nascer mulher?: "Essa talvez seja uma pergunta que muitos não entendam. Quem mandou nascer mulher? Podemos começar a resposta para essa pergunta (apenas come..."

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Professor: Coautor Na Formação Da Identidade Nacional Brasileira

Luciana  Melo*

Resumo

Partindo do pressuposto de que a identidade nacional brasileira é algo em formação, ou seja, não é um ato em si, mas em construção, como podemos pensar o papel do professor na construção dessa identidade? Como o professor pode a partir da historiografia interpretar e discutir os vários momentos na construção da identidade nacional? Como o professor se utilizará dos livros para fazer uma relação dos acontecimentos passados com o hoje e levar o discente a se ver como ser pertencente de uma nação onde se constituem diferentes culturas.

Palavras-chave: Professor - Identidade Nacional - Cultura - Escola